Skip to Store Area:

Pitilikos

  O Chá de Bebê ou Chá de Fraldas

 

     *Monte sua Lista de Presentes aqui na Pitilikos e compartilhe com quem quiser. Para saber como clique aqui. 

    Quando o assunto é o Chá de Bebê, muitas dúvidas surgem nas cabeças das mamães de primeira viagem, tais como: como organizar, o que pedir, quando fazer, etc. A Pitilikos pesquisou e responde algumas dessas perguntas:

 

A LISTA DO CHÁ DE BEBÊ? O QUE PEDIR?

 
Você deverá analisar os itens importantes a pedir, a quantidade de amigos que irá convidar, etc. A quantidade de cada item vai variar conforme o número de convidados. Sugerimos que peça 01 unidade de cada item, com exceção daqueles que achar que precisará de mais, como é o caso das fraldas descartáveis.
Sugestão para lista:
 
Produtos de higiene
-Álcool 70%*
-Algodão
-Banheira
-Cotonete
-Escova macia para bebês
-Fita adesiva/crepe
-Fralda de pano
-Gaze
-Kit de higiene de unhas (cortador + tesourinha + lixa)
-Lenço umedecido*
-Loção/Colônia sem álcool para bebê*
-Óleo para bebê*
-Pacote de fraldas descartáveis - Tamanho RN
-Pacote de fraldas descartáveis - Tamanho P
-Pacote de fraldas descartáveis - Tamanho M 
-Pano de boca
-Pomada para assaduras*
-Sabonete neutro (barra ou líquido) *
-Saboneteira
-Shampoo neutro para bebê*
-Talco para bebê *
-Termômetro
-Toalha de banho com ou sem capuz
-Toalha fralda
 
Produtos de Alimentação
-Babador
-Copo
-Kit de escovas de limpeza de mamadeiras
-Kit de mamadeiras (0 a 6 meses)
-Pratinho de papinha
-Talher
 
Vestuário                 
-Body de manga curta (RN, P, M, G)                                  
-Body de manga longa (RN, P, M, G)
-Cabide infantil
-Calça (mijão) com pé e sem pé
-Cobertor de algodão
-Cueiro
-Gorrinho de lã ou malha
-Luvinha de malha (para evitar que o bebê se arranhe)
-Macacão (longo e curto)
-Manta
-Meia RN ou bebê
-Sapatinho
 
Outros
-Álbum do bebê
-Bichinho de borracha ou pelúcia (não tóxico)
-Bolsa pequena de água quente*
-Chocalho
-Chupeta com bico ortodôntico ( 0 a 6 meses)*
-Mordedor de borracha (não tóxico)
-Travesseiro anti-sufocante
 
*Consulte sempre seu médico sobre o uso destes itens
 
 
Há também o "Chá de Fraldas" onde você pedirá apenas fraldas.
Nesse caso, você pode especificar qual o tamanho da fralda que cada convidado irá levar ou então dividir por ordem alfabética, por exemplo: de "A" a "F" = Fraldas RN, de "G" a "L" = Fraldas P, de "M" a "R" = Fraldas M e de "S" a "Z" = Fraldas G.
 

QUANDO DEVE SER FEITO?

O ideal é fazer cerca de 2 ou 3 meses antes do bebê nascer. Nesta fase você ainda estará bem disposta, sem os enjôos do começo da gravidez e sem o cansaço excessivo do final da mesma. E também o enxoval básico já estará quase pronto e ficará mais fácil para selecionar os presentes que deverão completar o mesmo.
 
 
 

COMO ORGANIZAR O CHÁ DE BEBÊ?     

 
O Chá de Bebê tem como objetivo comemorar o nascimento que está por vir e reunir amigos e familiares dos futuros papais em um momento divertido e descontraído.
Geralmente quem organiza são as amigas mais próximas ou um familiar, que deverá pedir a você uma lista dos convidados e uma lista com os itens a serem pedidos.
 
 
 

LOCAL

O local pode ser aquele que achar melhor, em casa, na casa de algum amigo ou parente ou mesmo em um Buffet. Preste atenção apenas para a quantidade de pessoas convidadas. Verifique que todas poderão se acomodar tranquilamente no local escolhido.
A decoração pode ser de acordo com o sexo do bebê, mas não precisa exagerar, afinal a diversão vem em primeiro lugar!
O mais comum é que seja marcado para um final de semana, exatamente para que todos possam comparecer e não tenham problemas de horário. Verifique a data com calma para não escolher um final de semana perto de feriado. Geralmente é marcado para o período da tarde.
 
 
 

COMES E BEBES

 
Tradicionalmente quem oferece as bebidas é a anfitriã e cada convidado trás um prato de doce ou salgado, mas você pode também oferecer os comes e bebes como em qualquer festa. E nada de exagerar na comida, alguns salgados, docinhos e um bolo são suficientes.
 
 
 

O QUE ESCREVER NO CONVITE?

 
O convite deve conter o nome do convidado, data, hora e local.
Quanto aos presentes, existem duas possibilidades:
- Você pode deixar a lista dos presentes com uma amiga e ela se encarregará de distribuir os presentes nos convites ou,
- Você pode ir a uma loja (virtual ou não) especializada e que faça Listas de Presentes. (Nesse caso o endereço ou site deve ser informado no convite)
O último caso é o mais indicado, pois fica fácil para todo mundo.
 
OBS: Aqui na Pitilikos você pode montar sua Lista de Presentes. Para saber como clique aqui.   
 
 
 

BRINCADEIRAS

 
O chá deve ser divertido e descontraído, portanto, algumas brincadeiras não podem faltar.
Coletamos algumas brincadeiras clássicas e outras bem diferentes e divertidas, para isso você precisará preparar alguns brindes para oferecer aos convidados (podem ser coisas simples, como uma bijuteria, prendedor de cabelo, etc. O que vale é a diversão). Chame 5 convidadas de cada vez (ou a quantidade que preferir) e divirta-se:
 
1ª brincadeira - Adivinhar o que ganhou: Uma das mais clássicas, onde a mamãe tenta adivinhar o que contém cada pacote de presente. Quando errar paga uma prenda.
 
brincadeira - Palavra Proibida: Cada convidado deve receber uma fitinha para colocar no braço. A mãe deve determinar uma palavra proibida (pode ser bebê ou o nome do bebê). Durante o chá, a pessoa que disser a palavra proibida, deve dar a fitinha para a outra pessoa. No final, quem tiver mais fitinhas paga uma prenda.
 
brincadeira - A chupeta escondida: Esconder uma chupeta em algum lugar e falar para os convidados procurarem. Quem achar ganha um brinde.
 
4ª brincadeira - Adivinhe o que tem no Pote: Nessa brincadeira pode-se colocar qualquer objeto que faça volume (exemplo: alfinetes de fralda, chupetas, etc). Deve-se encher o pote com qualquer quantidade (conte e anote a quantidade para não esquecer). Ninguém deverá saber a quantidade exata de objetos. Os participantes vão ter que chutar quantos objetos tem no pote, a pessoa que mais se aproximar da quantidade ganha um brinde.
 
brincadeira - Gosto da Papinha: Compre vários potes de papinha para bebês e colheres descartáveis. Retire o rótulo. Faça com que os convidados tentem descobrir os ingredientes da papinha. Você vai se divertir com a cara de nojo de alguns deles. Ah! Não se esqueça de dar o brinde para aquele que adivinhar!
 
6ª brincadeira - Lista do bebê: Todos os participantes recebem um papel e uma caneta e são dados 15 segundos para que escrevam itens que um bebê necessita (exemplo: mamadeira, chupeta, babador, fralda, etc). A pessoa que conseguir escrever mais itens ganha um brinde.
 
7ª brincadeira - Qual o tamanho da barriga da mamãe?: Os participantes recebem um rolo de barbante e tem que cortar um pedaço do mesmo imaginando qual seria o tamanho da barriga da mamãe. Os barbantes são colocados todos juntos e aquele que mais se aproximar do tamanho da barriga ganha um brinde.
 
8ª brincadeira - Fralda Suja: Pega-se 4 fraldas limpas e 1 suja com chocolate derretido. Coloca uma música e começa a passar as fraldas de mão em mão, quando a música acabar a pessoa que tiver com a fralda suja paga uma prenda.
 
 
Enfim, são várias brincadeiras que você ainda pode inventar!
 

 

DICAS IMPORTANTES

É importante que o evento não dure muitas horas (no máximo três horas), respeitando assim, o estado da futura mamãe.
O melhor horário para o chá, é o período da tarde.
Distribua os convites com antecedência (o ideal que sejam entregues com pelo menos 15 dias de antecedência), assim seus convidados podem comprar os presentes com tranqüilidade.
Se possível faça lembrancinhas, elas com certeza serão uma lembrança desse momento tão especial antes da chegada do bebê.
 
 
 
Esperamos que tenha gostado das nossa dicas!
 
Se tiver alguma sugestão nos envie para pitilikos@pitilikos.com.br